- Área: 325 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: Carpintaria Venezolana, Geberit, Isolterm, Qual, Samagaio e Capao
Descrição enviada pela equipe de projeto
Requisitos do projeto: Centralização do programa habitacional na biblioteca; lote em gaveto, com três frentes urbanas, forma quase triangular; envolvente urbana com poucas referências; paisagem aberta sobre campos agrícolas, em especial para o lado sul/poente; garantir a livre circulação do Luki (o cão) por toda a casa.
A implantação da casa, acompanha a forma do terreno. A volumetria de dois pisos impõe-se à rua, mas, no seu desenvolvimento para o tardoz do terreno, desvanece-se sutilmente, perdendo escala, extinguindo-se quase num ponto.
A coerência projetual provém de uma libertação formal, de um exercício de desenho mais orgânico, beneficiando da subtileza das linhas curvas. Todo o volume é trabalhado através de cheios e vazios. Procura-se uma boa exposição solar dos espaços interiores, assim como o conforto dos espaços exteriores, em especial no piso térreo, criando uma relação natural entre a cozinha, sala e piscina.
No piso superior, intensifica-se a relação do espaço de biblioteca com a paisagem, que se torna presença cênica, enfatizada pela floreira existente na varanda da biblioteca, que cumpre a dupla função de conferir privacidade ao espaço de trabalho e enquadrar a paisagem.
A escada exterior aproxima a varanda e o jardim do lado sul. Assim, facilita-se os percursos do Luki. A entrada na habitação faz-se lateralmente, a norte. O hall alarga-se à sala, que se encontra em franca relação com a cozinha e com o espaço exterior.
Para o lado norte/nascente, e conscientemente isolado dos espaços sociais, existe um quarto com uma instalação sanitária e lavandaria que dá acesso ao programa complementar da habitação: um espaço exterior, de parqueamento automóvel, e um espaço de oficina, equipado com uma instalação sanitária.
A área da ducha corresponde ao encerramento da volumetria, fundindo-se com o limite do terreno. No piso superior, a biblioteca é a rótula de distribuição dando acesso a um quarto, a uma instalação sanitária e uma suite. O cinzento da casa é uma base neutra que procura os reflexos dos campos de feno da envolvente, assim como a luz dourada do sol , ganhando diferentes tonalidades ao longo do dia em especial, ao pôr do sol.